sexta-feira, 14 de novembro de 2008

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A realidade presenciada hoje é de um mundo globalizado onde a tecnologia toma conta de tudo e em velocidade cada vez mais significativa. O que antes era privilegio de poucos, hoje é uma necessidade para muitos.
Quase todas as formas de trabalho passaram a exigir domínio da tecnologia para o desenvolvimento de atividades das mais simples as mais complexas. Com a educação também houve uma adaptação de sua estruturação, tornando comum o uso de recursos tecnológicos que a favoreçam e que possibilitem aulas mais atrativas que conseqüentemente auxiliam o processo cognitivo.
O que era considerado como algo monótono e sem graça ganha uma nova conotação com a utilização de recursos tecnológicos. O professor, embora jamais possa ser trocado por qualquer outro recurso, abre espaço para novas formas de transmissão do saber e construção do conhecimento e a escola passa a ser vista com outro olhar.
É fato que alguns profissionais prefiram se manter alheios a tal tecnologia, por receio de não conseguirem eficiência e eficácia na sua prática, todavia, a partir do momento em que perceberem o quão facilitador é esse recurso, sem sombra de dúvidas, viabilizarão um trabalho voltado para o mesmo. A escola é e continuará sendo um espaço importante e insubstituível para a aprendizagem, não há pretensão alguma de desvalorizá-la ou substituí-la, no entanto, aos poucos o conviver virtual, vai ganhando espaço frente ao contato presencial.
O homem bem mais que qualquer outro ser vivo, tem grande facilidade e uma extraordinária capacidade de aprender.
A aprendizagem, na medida em que o individuo vai amadurecendo e adquirindo conhecimentos, vai ocorrendo de forma natural através do que lhe é transmitido pela educação formal e do que é vivido cotidianamente, no que podemos chamar de educação informal.
O professor entra nesse processo como facilitador da aprendizagem, uma vez que, utiliza mecanismos que torna possível modelar, orientar e subsidiar informações e dados pertinentes para construção de tal conhecimento fomentando assim uma aprendizagem de qualidade.
A escola passa a ser o local onde aprendizagens formais ocorrem e para que haja interação entre os envolvidos no processo ensino/aprendizagem é imprescindível que seja um ambiente acolhedor e apto a oferecer as ferramentas e bases necessárias.
Tudo que possa ser utilizado em prol de favorecer o trabalho do professor bem como desenvolver novas técnicas de trabalho é válido.
A tecnologia como um todo, tende a proporcionar novas frentes de trabalho além de propiciar maior interação entre o aluno e o que é objeto de ensino, assim sendo representa uma ferramenta a mais no trabalho do professor e auxilia a aprendizagem fazendo-a mais dinâmica, produtiva e rica.
Infelizmente nem todos têm acesso, devido à falta de condições de dispor dos recursos que possibilitam o uso de tais tecnologias. Todavia a escola em conjunto com o professor podem estar criando formas e buscando meios de alcançar e legitimar tanto o acesso como a igualdade para todos, levando em consideração que contam como o apoio do MEC e de programas que evidencia a tecnologia.
Na parte administrativa a informática pode ser utilizada de diversas maneiras. Uma delas é na organização, seja na parte interna da escola como secretaria, coordenação, diretoria e biblioteca, como também na organização do próprio professor. Muitas seriam as formas de trabalho com a informática buscando sempre agilizar o trabalho a organização, assim como facilitar as atividades diárias.
No que diz respeito ao aspecto pedagógico o professor teria como uma magnífica ferramenta de trabalho a internet onde poderia sempre estar fazendo um comparativo do material didático com o que é dispostos nos sites correspondentes, além de poder estar discorrendo sobre temas atuais e que podem ser trabalhados cotidianamente de forma multidisciplinar. Também seria possível um trabalho utilizando os demais programas disponíveis como o Word, o Excel, o PowerPoint mediado pelo professor onde os que nunca tiveram contato com esse novo mundo poderiam dar os seus primeiros passos e os que já conheciam fariam atividades mais diversificadas.
Todavia é importante salientar que para estar desenvolvendo um trabalho produtivo é importante que o professor tenha uma formação adequada, tendo em vista que meios a dispor, mas sem conhecimento especifico de nada adiantaria. Nesse sentido entraria um trabalho em parceria com o MEC para estar alcançando esses objetivos, uma opção plausível seria o PROFORMAÇÃO por ser um Programa de Formação de Professores em Exercício, um curso a distância, em nível médio, com habilitação para o magistério na modalidade Normal, realizado pelo MEC em parceria com os estados e municípios; destinado aos professores que, sem formação específica, encontram-se lecionando nas quatro séries iniciais, classes de alfabetização, ou Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas redes públicas de ensino do país, assim eles poderiam estar renovando sua pratica e capacitando-se para desenvolverem um trabalho mais qualificado.
O outro programa a ser trabalhado com os professores seria o Proinfantil, um curso em nível médio, à distância, na modalidade Normal, destinado aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não, buscando valorizar o magistério; oferecer condições de crescimento profissional e pessoal ao professor; contribuir para a qualidade social da educação das crianças de zero a seis anos; elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica dos docentes; auxiliar estados e municípios a cumprirem a legislação vigente habilitando em Magistério para a Educação Infantil os professores no exercício da profissão.
Após passarem por tais formações já estariam aptos a trabalharem com novas maneiras de mediar a educação. Para atividades a serem desenvolvidas com os alunos utilizariam os programas educacionais dispostos no Linux educacional onde seria possível abranger diversas disciplinas através de jogos divertidos e educativos. Uma maneira rica e prazerosa de estar alcançando o principal objetivo de qualquer educador uma aprendizagem efetiva e eficaz.
A chegada da internet trouxe grandes mudanças e com elas novas perspectivas para o ato de educar. Dessa forma representa uma ferramenta de grande valia que auxilia o professor a desenvolver melhor sua prática, seja na organização de suas aulas, na sua forma de lecionar, na maneira de avaliar ou até mesmo na interação com seus alunos e com demais profissionais da escola.
O professor tem a função de coordenar todas as informações presentes na tecnologia a fim de mediar valores e conhecimentos, buscando sempre ir a fundo do que é considerado importante para a vida do aluno. Uma alternativa para isso é estar associando o uso de tais tecnologias a projetos da escola em busca de inovação e participação de todos.
O uso da internet pode tornar as aulas mais dinâmicas e participativas e o professor pode utilizar desse momento para instigar nos alunos o anseio pela pesquisa e pela busca constante propondo experiências e situações que exijam tais pesquisas e criatividade.
Até no momento de avaliar será perceptível a mudança no que tange ao comportamento dos alunos, pois esses terão mais vigor e vontade de participar o que acabará facilitando esse aspecto que para muitos é visto como desgastante e ameaçador.
Embora existam aqueles alunos que utilizam a internet apenas para jogar e visitar sites que não sejam educativos, é possível sim desenvolver um trabalho de qualidade, pois desenvolvem a escrita e a leitura também e de forma natural necessitando apenas de profissionais habilitados e capacitados para desenvolver esse brilhante trabalho junto a elas, tendo em vista que a escola não é apenas um local de quatro paredes com função formadora, mas sim um ambiente propício ao saber e que, embora desenvolva sim o conhecimento e aprendizagem formal, permite uma visão do todo através da educação informal que ocorre paralela a ela, mas que se fundamenta nos seus princípios e bases.
A elaboração desse trabalho contribuiu em muito na minha formação como profissional e como pessoa, pois me abriu uma nova concepção de aprendizagem e me forneceu muitos conhecimentos que eu não tinha acesso e informações que eu desconhecia.
Para a elaboração do mesmo foi necessário um trabalho árduo e muito esforço tendo em vista que foram necessários muitos momentos de estudos para sistematização do mesmo e montagem escrita.Todo esse conhecimento adquirido ao longo da disciplina e fechando com a elaboração desse trabalho em muito vai enriquecer minha prática como Pedagoda uma vez que eu tive a oportunidade de olhar com outros olhos a tecnologia presente na atualidade e sua utilização na educação.

Nenhum comentário: