sexta-feira, 14 de novembro de 2008

EDUCAÇÃO X TECNOLOGIA

A atualidade passa por momentos de inovações tecnológicas, antes mesmo de procuramos pela tecnologia, ela vem bater a nossa porta, dessa forma, não poderia ser diferente na educação. Hoje contamos com uma ferramenta muito importante para auxilio da construção do saber, a INTERNET, que possibilita uma ligação entre as pessoas sem que seja necessário estarem juntas no mesmo local.
O estudo utilizando a internet, nos permite inovar e criar formas de estabelecer um contato direto com determinado tema em tempo real, e mesmo não estando juntos, é possível desenvolver um brilhante trabalho.
É fato que alguns profissionais prefiram se manter alheios a tal tecnologia, por receio de não conseguir eficiência e eficácia na sua prática, todavia, a partir do momento em que perceber o quão facilitador é esse recurso, sem sombra de dúvidas, viabilizará um trabalho voltado para o mesmo.
A escola é e continuará sendo um espaço importante e insubstituível para a aprendizagem, não há pretensão alguma de desvalorizá-la, no entanto, aos poucos o conviver virtual, vai ganhando espaço frente ao contato presencial, e para tal, é importante uma reestruturação do ambiente escolar, através de uma gestão que provoque o anseio por uma transformação na mesma.
Sabemos que a escola atual, na sua realidade viva, apresenta uma estrutura debilitada, muitas vezes não conta com profissionais competentes, não possui equipamentos que favoreçam uma boa prática pedagógica, entre muitas outras coisas, entretanto, com força de vontade, é possível criar um espaço novo, de pesquisa e exploração, que instigue no educando o hábito pelo estudo, a vontade de buscar sempre mais conhecimentos pertinentes a seu saber como um todo.
Com essa visão, podemos trabalhar em prol de criar no aluno o interesse pela escola, que ele possa procurar por ela e não obrigar o mesmo a ir até ela. Isso pode ocorrer através de planejamento, conversação, e ações pedagógicas inovadoras, com uma estrutura própria para isso, laboratórios e recursos didáticos.
Por fim, é possível afirmar que a mudança é possível sim, basta querermos, ela depende de nós, precisamos sacudir essa realidade e buscar melhoras através dela.

Nenhum comentário: