O primeiro computador da historia foi o Z-1, construído pelo engenheiro alemão Konrad Zuse, que tentou comercializa-lo, mas sem êxito.
Foi na Segunda Guerra Mundial que surgirão os computadores mais desenvolvidos e mais próximos dos modelos que temos hoje e isso se deve a demanda crescente por informações e por agilidade, impulsionando cada país a criar seu próprio mecanismo de defesa produzindo assim máquinas (computadores) que auxiliassem em seus combates.
O computador era um termo associado a pessoas que desenvolvesse cálculos, geralmente físicos na sua maioria mulheres; o termo máquina computacional acabou perdendo espaço para o termo reduzido computador no final da década de 1940, com as máquinas digitais cada vez mais difundidas. Alan Turing, conhecido como pai da Ciência da Computação, inventou a Máquina de Turing, que posteriormente evoluiu para o computador moderno.
O matemático húngaro Jonh Von Neumann (1903-1957) formalizou o projeto lógico de um computador, sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador, pois ainda eram lidas através de cartões perfurados e executadas, uma a uma. Armazená-las na memória, para então executá-las, tornaria o computador mais rápido, já que, no momento da execução, as instruções seriam obtidas com rapidez eletrônica.A maioria dos computadores hoje em dia segue o modelo proposto por Von Neumann.
A partir dos anos 60 tem início o uso da informática para fins comerciais, embora ainda não de forma massificada. Em 1964 a IBM lança o circuito integrado, ou chip.Surge a Arpanet, que se tornaria o embrião da Internet.A televisão passa a se tornar meio de comunicação em massa e começam as primeiras transmissões de TV em cores no mundo.
Até o final da década de 70 era comum computadores apenas em bancos e grandes empresas, poucas eram as pessoas que tinham condições financeiras de possuírem um, sendo então utilizados na sua maioria para uso comercial.
O primeiro computador pessoal foi o Kenbak-1, lançado em 1971, tinha 256 bytes de memória e foi anunciado na revista Scientific American por US$ 750; todavia, não possuía CPU e era, como outros sistemas desta época, projetado para uso educativo. Em 1975, surge o Altair 8800, um computador pessoal baseado na CPU Intel 8080. Vendido originalmente como um kit de montar através da revista norte-americana Popular Electronics, os projetistas pretendiam vender apenas algumas centenas de unidades, tendo ficado surpresos quando venderam 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Custava cerca de 400 doláres e se comunicava com o usuário através de luzes que piscavam. Entre os primeiros usuários estavam o calouro da Universidade de Harvard, Bill Gates, e o jovem programador, Paul Allen, que juntos desenvolveram uma versão da linguagem "Basic" para o Altair. Pouco tempo depois, a dupla resolveu mudar o rumo de suas carreiras e criar uma empresa chamada Microsoft.
Após esse progresso, inúmeras maquinas eram lançadas o tempo todo, cada uma com design próprio e características peculiares, aptas a atender todos os gostos.
Hoje a venda de computadores é cada vez mais crescente e vem batendo grandes recordes, e isso se deve a grande facilidades que hoje são colocadas para que todas as pessoas possam ter um computador em casa. Além disso as escolas, principalmente da rede particular de ensino, mas também já existem projetos para a rede publica, já aderiram a importância de se ter um laboratório de informática dentro da instituição.
O computador é utilizado de diversas formas, desde o lazer e diversão até o trabalho de fato, dessa forma não se pode negar sua importância para a sociedade nos dias atuais e o quanto se faz indispensável para o desempenho de melhores trabalhos, dada a sua rapidez e precisão de informações.
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)